Rede mais supermercados inova no modelo de mercado e planeja expansão do negocio.
A Rede Mais Supermercados, da Bahia, nasceu em 2019 como uma necessidade do mercado após uma rede sair do estado e proprietários de diversas lojas que participavam da franquia optarem por fundar a própria rede. Ao longo desse período de abertura, a nova rede tem buscado se consolidar com um modo de operação diferente do que normalmente é encontrado, focando em uma operação eficiente através de um trabalho em áreas específicas como o marketing e a logística.Para estruturar o próprio modelo, primeiro a diretoria da Rede Mais Supermercados realizou visitas técnicas em várias redes do Brasil,passando por Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde, através das relações de negócio, buscaram analisar o modo de operação de cada uma das sedes visitadas e selecionar pontos interessantes de cada uma delas que pudesse contribuir com a rede baiana. No final, a Rede Mais Supermercados chegou a um formato inovador no mercado, onde os lojistas, para se tornarem associados, primeiro vira um acionista, uma vez que a Rede Mais é uma empresa de capital fechado, e passa a ter o direito de associar a loja. Para diretora executiva da Rede Mais Supermercados, Vanessa Morgan, este tem sido um grande diferencial, uma vez que “isso criou um modelo para a gente que saiu daquela relação cliente-fornecedor, porque mesmo em uma associação ainda se pensa muito na rede como um fornecedor, e passou para uma relação de acionista. Então, todos têm o interesse de fortalecer a Rede porque são acionistas dela e temos o interesse de fortalecer as lojas porque são os clientes da Rede”, explica.
Ser a Rede Mais desejada
Apesar de ser nova no mercado, a Rede Mais Supermercados tem muito bem definida a sua missão de servir mais a todos os acionistas, lojistas, associados, colaboradores e fornecedores que já fazem parte dessa história, assim como olham para o futuro com a visão de ser a rede mais desejada. “A nossa ideia não é ser a maior rede, pelo contrário, é ser uma rede mais desejada. É dentro de um universo muito competitivo, como a gente vendo no varejo, encontrar um diferencial, encontrar algo que seja desejado pelo mercado. O que estamos perseguindo é a inovação de serviço”, reforça Vanessa.
Dessa forma, a Rede detém um planejamento forte para crescer com solidez e bem alicerçada, prezando pela integração da
tecnologia da informação com eficiência operacional, de maneira que possam expandir a atuação da rede em todo o estado. Atualmente, a Rede Mais Supermercados possui 20 lojas e deseja avançar mais para o interior da Bahia.
Com a inovação tecnológica como um importante valor para atingir as metas, a Rede Mais Supermercados fez um grande investimento para aderir ao Consinto, sistema presente em grandes operações de sucesso no varejo. Além disso, também planejam trabalhar com grandes ferramentas de Business Inteligente (BI) e aderir aos clubes de fidelidade. "Daqui para a frente quem não investir e não estiver aberto a melhorar suas operações com inovações tecnológicas, ficará para trás, não terá condições de acompanhar o ritmo acelerado do mercado. E todas as nossas lojas estão aptas a isso, a gente trabalha muito nos nossos encontros com os associados para trazer até eles tudo o que tem de melhor em ferramenta”, reforça a diretora executiva.
Relação com os fornecedores
Para a Rede Mais Supermercados, a relação com os fornecedores é outro ponto fundamental para o sucesso do negócio, por isso, eles vem se dedicando a mostrar essa importância construindo laços fortes e mostrando que a Rede é o caminho para estruturar planos de marketing e serem executados no ponto de venda, chegando aos consumidores e fortalecendo as marcas. “Esse primeiro trimestre, foi muito importante aqui pra Rede Mais. Então, a gente acredita que vai começar a colher os frutos do que a gente está plantando agora. Do respeito e da responsabilidade que nós temos pelos nossos fornecedores”, avalia Vanessa. No ano de 2020, em virtude da pandemia, não foi possível iniciar este avanço, mas a Rede procurou fortalecer e estruturar os processos internos, montando também uma equipe qualificada que agora já está preparada para ir a campo, para dar o pontapé no projeto de expansão através de visitas à lojas que possam agregar valor à Rede Mais Supermercados.